SASAC participa de capacitação do Programa P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) em Alagoas.
Nos dias 25,26,27, e 28 de Março aconteceu a oficina de capacitação do programa P1+2 (Programa Uma terra e Duas Aguas) na cidade de Santana do Ipanema no Instituto Federal de Alagoas- IFAL , campus S. do Ipanema . A capacitação foi realizada pelos assessores técnicos do programa juntamente com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS. O encontro teve como objetivo capacitar às equipes participantes do programa no que diz respeito à produção agroecológica, o fortalecimento da agricultura familiar e a demonstração prática de como é executado a nova ferramenta do programa ‘’Diagnóstico do Agroecossistema’’ . Nesta nova roupagem o P1+2 traz além da implementação das tecnologias de captação e armazenamento de água e dos processos de formação e mobilização social, vem ofertar às famílias assistência técnica através dos resultados obtidos desse diagnóstico; que nada mais é do que um estudo composto pela linha do tempo , com informações acerca da vida da família, do mapa da propriedade, o fluxo de produtos e insumos com informações sobre o que a família produz, doa ou compra dentro do seu agroecossistema; com isso, observando as potencialidades dos beneficiários, os técnicos construirão junto com a família um projeto que ajude a fortalecer ainda mais suas atividades produtivas . Todos os participantes da capacitação puderam vivenciar de perto e na prática como funciona a ferramenta em uma visita de campo, onde foram divididos em equipes e visitaram famílias moradoras da Comunidade de Remeteira , em Santana do Ipanema . Após os diagnósticos feitos, os mesmos se reuniram para sistematizarem sobre tudo que foi realizado durante a visita de campo e por fim apresentar á todos as informações obtidas. Estavam presentes na oficina representantes das instituições que irão executar o programa P1+2 nos estados de Alagoas e Sergipe, são elas: Associação Mão do Arado de Sergipe (Amase), Centro de Desenvolviento Comunitário de Maravilha( CADEMA) e a Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural ( SASAC).
Sobre o Programa P1+2
Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais, a ASA criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2. O nome do programa faz jus à estrutura mínima que as famílias precisam para produzirem – o espaço para plantio e criação animal, a terra, e a água para cultivar e manter a vida das plantas e dos animais. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA. Esse programa-guarda-chuva congrega também o Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC.
Os objetivos do P1+2 são promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro. Fonte: http://www.asabrasil.org.br